Os alunos do Lamaxi, do Infantil 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental, estão todos envolvidos no projeto de arte: A  Arte de Fazer Arte.

Cada turma está responsável por estudar a vida e as obras de pintores que fazem parte da nossa História da Arte.

Tem sido muito gratificante ver o envolvimento das turmas, o interesse das crianças e a evolução em cada trabalho realizado.

Acreditamos que o universo infantil deve ser estimulado, desafiado, confrontado, para que possa enriquecer-se nas suas próprias experiências. Por isso estamos sempre propondo atividades de produção de desenho dos alunos estimulando o ato de desenhar como algo essencial no processo de desenvolvimento.

Como suporte, damos aos alunos a oportunidade na diversificação de materiais, técnicas e situações de constantes desafios, permitindo a utilização e manipulação de várias linguagens artísticas.

Dentre os objetivos do nosso projeto de ARTE constam: levar os alunos a interessarem pela sua própria produção, pelas produções de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato. Ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.

Fazer com que as crianças produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, e da construção desenvolve o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte formando, no conjunto, promover a formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade.

Como educadores sabemos que uma ação pedagógica eficiente para o ensino da arte deve constar de um fazer artístico que permita a valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

Em breve todos terão a oportunidade de ver como foi o desenvolvimento desse trabalho em nossa próxima Mostra Cultural, que acontecerá em outubro, aqui na escola.

Estamos caprichando e contamos com a presença de todos para prestigiar os pequenos grandes artistas do Lamaxi.