Vivemos em um tempo de muito calor e clima seco. Não é difícil, logo pela manhã, já bem cedinho, sentimos aquele desconforto com o aumento da temperatura que, com o passar do dia só aumenta. E são as crianças que mais sentem reações com as pelo clima seco. Por isso é tão importante atentar para a hidratação das crianças.

O Brasil já foi um país tropical com quatro estações bem definidas. Como muitos já retrataram nas provas de geografia no colégio, quando podiam sentir as mudanças climáticas e a diferença entre estações com características muito bem definidas.

Por isso a hidratação das crianças deve ser sempre observada pelos adultos, pois elas são muito ativas e gastam muita energia durante o dia todo. Assim é importante oferecer água durante todo o dia, pois para evitar um caso de desidratação, a prevenção é o melhor remédio.

Em casa a dica é cozinhar utilizando o mínimo de sal e optar por saladas e sobremesas refrescantes. Passeios em clubes e cachoeiras são bem vindos, mas sempre com o uso do protetor solar, não se expor ao sol após as 10 horas da manhã, usar também óculos escuros, bonés, e roupas de tecidos leves.

 

A hidratação das crianças na escola

Aqui no Lamaxi nós trabalhamos 10 combinados em dias muito quentes, com estratégia para evitar o desconforto e a desidratação das crianças nos dias muito quentes.

  1. Beber muita água;
  2. Evitar calçados fechados, calça comprida e usar protetor solar;
  3. Manter os cabelos das meninas sempre preso;
  4. Trocar a água das garrafas para consumo da mesma sempre fresquinha (lembrete: reaproveitar a água das garrafas);
  5. Manter o ventilador ligado, janelas abertas e persianas semiabertas;
  6. Depois da brincadeira no pátio além de beber bastante água as crianças passam água no rosto;
  7. Fazer uns minutinhos de relaxamento depois das atividades recreativas;
  8. Manter o lanche na geladeira até o momento do consumo;
  9. Consumir alimentos mais saudáveis como frutas e saladas;
  10. Evitar o contato direto ao sol.

Você tem alguma dica para a hidratação das crianças? Deixe abaixo nos comentários.