fbpx

Criar o gosto dos pequenos pela leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Estimular crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão importante de pais e educadores. De acordo com Kênia Cristina, coordenadora do Sistema Lamaxi de Ensino, gostar de ler é um hábito.

“O primeiro estímulo tem que vir da família. Se a criança tem acesso a livros, frequenta teatros, museus, presencia os pais lendo, já é um grande passo. Afinal, os pequenos seguem os exemplos dos pais”, explica.

Kênia ressalta que o tipo de leitura varia de acordo com a idade. “Nos primeiros anos de vida, a criança precisa vivenciar experiências sensoriais e motoras. As crianças de dois e três anos demonstram gostar dos contos clássicos como ‘Os três porquinhos’. Mudar o tom de voz e trabalhar de forma lúdica é o ideal. Já para as crianças de quatro e cinco anos, os pais devem fazer a leitura e trabalhar a interpretação do texto com perguntas como ‘quem são os personagens da história?’; ‘onde se passa a história?’; ‘você daria um outro final para a história?’. Nessa fase, a criança faz a leitura das ilustrações e, de uma forma bem natural,a leitura das primeiras palavrinhas”, diz.

Rodízio de Livros no Sistema Lamaxi de Ensino

Além dos pais, as instituições de ensino possuem papel fundamental no incentivo à leitura. Diante disso, o Sistema Lamaxi de Ensino criou o rodízio de livros. Segundo Kênia, o objetivo é que as crianças consigam ter acesso a diversos exemplares, criem o gosto pelo livro e ampliem o vocabulário.

“Esse rodízio acontece desde o Infantil 2 ao 2º ano. Funciona da seguinte maneira: se a turma tem 19 alunos, cada criança vai ler 19 livros. O estudante leva o livro para casa toda quinta-feira e devolve na terça-feira. Além do livro, acompanha uma apostila que contém atividades para trabalhar a interpretação de textos, personagens, entre outros”, finaliza.

Dicas para ajudar a incentivar a leitura:

– Seja um exemplo para seu filho;

– Leia para o seu filho;

– Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região;

– Crie um cantinho da leitura em casa. Tire um tempinho diariamente para ler uma história com o seu filho;

– Dê livros de presente.

“Se é praticando que se aprende a nadar, se é praticando que se aprende a trabalhar. É praticando também que se aprende a ler e escrever. Vamos praticar para aprender e aprender para praticar melhor. Vamos ler.”
Paulo Freire