Você já notou o quanto as crianças gostam dos dinossauros de brinquedo? Os animais pré-históricos são adorados personagens de grandes aventuras e alguns são tão – as vezes até mais – famosos do que muitos super heróis.

A admiração pelos dinossauros de brinquedo como pelas próprias características que chama a atenção. Pequenos ou grandes, pacatos ou ferozes, herbívoros ou carnívoros, conhecidos ou completamente diferentes daqueles que já vimos em exposições, filmes ou desenhos. Não importa como eles sejam sempre despertam o interesse.

No idioma Greco, a palavra “Dinossauro” significa “Lagarto Terrível’. Isso por que eles foram grandes répteis que surgiram a 230 milhões de anos e desapareceram há 65 milhões de anos atrás.

Pela grande demonstração de interesse, as crianças estão sempre em busca de muita informação, por isso, algumas chegam a ter uma coleção de dinossauros de brinquedo e sabem até mesmo o nome científico de alguns, pois aprendem nos filmes e livros sobre o tema.

Presença marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento, cujas razões ainda dividem opiniões da comunidade científica.

Com tantas teorias que tentam explicar a extinção desses animais fascinantes e assustadores. As crianças descobrem um mundo mágico e de novas aprendizagens ligadas à varias áreas do conhecimento.

Como os dinossauros de brinquedos são tão queridos, podemos ver a oportunidade de trabalhar uma proposta do tema “dinossauros” apresentada no conteúdo do Livro do Pitágoras.

As crianças levam seus Dinos o que permite explorar a curiosidade com brincadeiras que envolvem todos da turma respondendo às perguntas: Como viviam? O que comiam? Como desapareceram?

A preciosa ajuda e colaboração dos pais ajudando as crianças na pesquisa sobre o tema, foi fundamental para o sucesso do trabalho também.

E se você quer saber mais sobre a vida dos dinossauros, aqui vai uma dica de passeio. O Museu de Ciências Naturais da PUC. Será um passeio muito legal e com muitas histórias para contar.

Agora queremos saber de você. Quando era criança também gostava de brincar com dinossauros de brinquedo.

Este Artigo foi escrito pela professora Priscila do Infantil 5 da Manhã.