O ensinar se associa do cuidar na Educação Infantil, afinal, a escola é uma extensão da casa de nossas crianças.

Sentindo-se acolhidas,  queridas e cuidadas, as crianças participam com entusiasmo das atividades que possibilitam o seu  desenvolvimento.

O lúdico faz parte de todos os momentos vivenciados pela criança no Sistema Lamaxi de Ensino. Assim, a descoberta da leitura e da escrita acontece de forma natural e prazerosa.

Infantil 2

A turminha de dois anos é convidada a brincar e aprender sempre mais. A  prioridade é o CUIDAR,  porém são propostas  atividades que promovam avanços na fala, na coordenação motora e na expressão corporal.

As crianças realizam as primeiras atividades com letrinhas, conceitos matemáticos e outros meios desenvolvidos pela professora e pela equipe pedagógica de acordo com o que se espera para a faixa etária. Elas participam do rodízio de livros e, no fim de cada trimestre, a família pode apreciar parte do trabalho desenvolvido pelo portfólio criado.  Em parceria com a família, também participamos de uma etapa muito importante, que é a retirada de fraldas.

Infantil 3

É nesta fase que a criança começa a tornar-se mais independente. Reforçamos essa autonomia paralelamente a todo cuidado e carinho que os pequenos, ainda tão dependentes, precisam ter, como na alimentação, na utilização do banheiro, entre outros .

Durante essa fase, a criança se apresenta mais questionadora e demonstra maior interesse ao realizar atividades no papel.

De maneira bem lúdica, desenvolvemos os trabalhinhos artísticos, corporais, sociais e o mundo letrado ganha mais importância. Brincando, a criança aprende a escrever o primeiro nome, e, nesse período,  os desenhos  são mais elaborados.

Infantil 4

Esta é uma fase “intermediária”. Muitas crianças querem realizar pequenas ações “sozinhas”, neste momento, trabalhar a autonomia se torna necessário. A professora faz a mediação do conhecimento desta turminha pensando em potencializar suas habilidades.

Nesta idade os alunos de forma bem lúdica e prazerosa, aprendem as letras, o nome, e já conseguem assimilar alguns conceitos matemáticos.

Infantil 5

As crianças desta idade são preparadas para o primeiro ano do Ensino Fundamental.  Através da leitura de diversos portadores de textos, de escritas livres, de produções coletivas e individuais, os alunos são convidados a viajarem no mundo  da leitura e da escrita.

Ouvir uma criança da turma lendo as primeiras palavrinhas é algo mágico e ao ler um livro então, fantástico!