fbpx

Os jogos lúdicos são uma excelente estratégia para potencializar o ensino e o aprendizado. Segundo a coordenadora de ensino do Sistema Lamaxi, Kênia Cristina, os jogos são ferramentas em que se aprende brincando.

“Os jogos têm como objetivo auxiliar os alunos na aprendizagem, direcionando-os de forma lúdica para compreenderem melhor a matéria e terem um aprendizado diferente, não somente no teórico, mas na parte prática também”, diz.

No Sistema Lamaxi de Ensino, a equipe pedagógica elabora os próprios jogos. “Pensamos no objetivo principal, elaboramos as regras e como será a dinâmica. Quando vamos apresentar para os alunos mostramos a importância de participar, o sentido de equipe, que um dia se perde e outro se ganha, levamos situações do dia a dia, entre outros detalhes”, explica.

Exemplos de jogos que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento

Jogo da memória, quebra cabeça e xadrez: estimulam habilidades como concentração, lógica, formulação de estratégias e autoconfiança. As atividades lógicas contribuem para que a criança seja capaz de tomar decisões em situações que exijam raciocínio rápido, promove a vontade de vencer e a vivência com vitórias e derrotas.

Esconde-esconde, pega-pega e queimada: estas brincadeiras estimulam a coordenação motora, noção de espaço e a criação de estratégias.