Confira neste artigo como a parceria entre o Sistema Lamaxi de Ensino e a nutricionista Aline Carolina Oliveira, vem auxiliando as famílias em compor o lanche das crianças mantendo uma alimentação muito mais saudável no dia a dia.

Nos dias de hoje, a maioria dos pais trabalham o dia inteiro, e com a facilidade em encontrar alimentos prontos, muitas vezes, preparam o lanche enviando para a escola o que a criança mais gosta de comer. O que nem sempre é o recomentado. Pois esquecem que isso pode causar sérios problemas no futuro da criança. Um deles, que já está bastante comum, é a a obesidade.

Saber o que colocar na merendeira dos filhos acaba sendo um grande desafio e demanda conhecimento dos valores nutricionais dos alimentos. O problema é que, na maioria das vezes, o que é prático e rápido não é saudável. Além disso, hoje em dia, mudou-se muito a forma de se alimentar, devido ao grande número de fast foods e de alimentos industrializados.

Para termos uma boa saúde, precisamos adquirir bons hábitos alimentares. E para que isso aconteça, devemos desde cedo educar as crianças a se alimentar de forma correta.

Aqui no Lamaxi, a preocupação com hábitos saudáveis tem sido o nosso foco neste terceiro trimestre. Voltamos a estudar esse assunto tão importante.

O nosso Projeto, “Alimentação Saudável”, tem como objetivo central proporcionar momentos para que as crianças reflitam bastante sobre alimentos que fazem bem à nossa saúde.

A nossa parceria com a nutricionista Aline Carolina Oliveira tem trazido resultados tão positivos que já têm crianças que não querem mais trazer sucos de caixinhas para a escola, só querem os naturais. O Lamaxi, com sua cozinha especial para as crianças, oferece cardápios equilibrados que promovem as mudanças de hábitos.

Aqui vão algumas dicas para preparar o lanche, mantendo a alimentação saudável das crianças.

1 – Nunca deixe de colocar pelo menos uma fruta lancheira. O ideal é deixar a criança escolher qual fruta ela quer levar. Se a fruta voltar para casa, não se preocupe, procure a escola para entender o que aconteceu, afinal, a escola é sua parceira nesse desafio.

2 –  Coloque também algo que contenha carboidrato. É ele que dará energia. Opte pelos pães ou biscoitos integrais. Os sanduíches naturais também são uma ótima opção.

3 – Evite sempre os bolos de pacotinho, biscoitos recheados e salgadinhos de pacotinho.

4 – Os achocolatados por conter muito açúcar é bom que não os coloque com frequência na lancheira. A sugestão para os que não ficam sem o achocolatado é fazer em casa e mandar numa garrafa térmica, evitando os de caixinha.

5 – Os sucos naturais são excelentes para os lanches. Tente prepará-los próximo da hora que estiver saindo para a escola. Outra opção seria congelar e ir tirando aos poucos.

6 – Varie as opções de proteínas (leite, iogurtes naturais, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, patês caseiros e ovos de codorna cozidos)

Sempre consulte um profissional nutricionista para saber a melhor opção e incentive sua criança com o bom exemplo.

O que achou dessas dicas. Tenho certeza que vão ajudar muito no preparo do lanche de sua criança. Se você tem uma sugestão de lanche saudável, deixe aqui nos comentários.

 

Este artigo foi escrito pela professora Manon, do Infantil 4 do Turno da Tarde