fbpx

A lição de casa faz parte das atividades diárias dos estudantes. Porém, muitos pais ficam aflitos neste momento. Afinal, podem surgir dúvidas como ‘e se eu não souber resolver a questão de matemática?’; ‘qual o melhor horário para fazer o para casa?’; ‘como posso ajudar na resposta?’.

O primeiro passo é criar uma rotina (qual o melhor horário) e escolher um local onde o dever de casa será feito. Depois de decidido, peça para o seu filho (a) anotar o combinado. Estabeleça esta regra no início do ano escolar.

De acordo com Kênia Cristina, coordenadora do Sistema Lamaxi de Ensino, essa primeira organização e o acompanhamento do que a criança está aprendendo na escola aumenta a motivação do estudante. Kênia explica que durante as atividades, os pais precisam deixar que o filho (a) leia as questões e que tente entender o que está sendo pedido.

Caso a criança não consiga compreender, aí ele pode dar uma ajuda como usar exemplos do dia a dia, utilizar uma linguagem mais acessível, mostrar imagens etc.

“Uma estratégia que os pais podem usar é relacionar aquele conhecimento a uma lembrança real. Por exemplo, se o para casa está falando sobre o meio ambiente, o adulto pode tornar o conteúdo ainda mais significativo lembrando-se de uma determinada viagem em que eles visitaram um parque. Dessa forma, ajuda na fixação do conteúdo”, explica.

Dicas de como você pode ajudar

1)   Estude com o seu filho – estudar junto com seu filho é uma excelente tática. Ele sentirá mais incentivado.

2)   Organize a rotina de estudos – escolha o local e horário que serão realizadas as atividades.  

3)   A escola é uma parceria entre pais e filhos – manter um canal de comunicação com a escola é imprescindível para um bom desempenho.

4)   Ambiente de estudo tranquilo é essencial – um ambiente organizado e tranquilo ajuda na concentração.

5)   Novas ferramentas para estudo – disponha de jogos, livros e revistas para estimular a curiosidade.