Voltar para a escola depois das férias de julho requer os mesmos cuidados do começo do ano, agora é hora de reorganizar a rotina de seu filho para a volta às aulas com muita energia e animação. É um momento de matar as saudades das professoras e dos coleguinhas. Voltar à rotina com horários específicos para acordar, tomar café, lanchar, almoçar, brincar etc.

É muito importante que a criança volte para a escola no primeiro dia de aula, esticar as férias fazendo com que a criança volte uns dias depois ou na outra semana. Não é legal porque ela não terá com quem dividir a emoção do recomeço. Não participará das rodas de conversa onde poderá contar suas experiências e vivencias das férias para os colegas e ouvir o que os mesmos fizeram neste período.

Retomar os hábitos da pontualidade nem sempre é fácil, por isso boas dicas são fundamentais neste momento.

7 Dicas para retomar à rotina na volta às aulas

1 – Mostre para a meninada que seguir uma rotina tem um lado bom, ela nos ajuda a não termos de ficar preocupados com questões menores que ocorrem todos os dias. Isto contribui para que o corpo e mente a não se desgastem, se lembrando do que devem fazer sem perda de tempo ou energia.

2 – Deixe claro para a criança que ela está sendo esperada na escola por pessoas que gostam dela, se importam com ela e que a estão esperando para fazerem juntos novas descobertas.

3 – Valorize o retorno à escola mostrando para o pequeno a oportunidade de novos aprendizados, relembrem com eles coisas e acontecimentos legais da escola, o encontro com os amigos, às brincadeiras ou mesmo algum projeto em desenvolvimento que dependem dela para a conclusão.

4 – Organize os objetos pessoais e material escolar na noite anterior, separe o uniforme, guarde o dever, arrume a mochila, deixe a lancheira em um lugar de fácil visualização. Isto vai evitar correria, esquecimento e estresse.

5 – Deixe a mesa do café da manhã parcialmente organizada, para isso deixe a cozinha limpa, com os itens de café da manhã num mesmo espaço ou bandeja na noite anterior. Com a cozinha em ordem e o café adiantado a sensação que irá passar para a criança é de tranquilidade e confiança deixando-a mais segura.

6 – Crie uma rotina ilustrada do que a criança precisa fazer todos os dias para que ela não fique perdida. Ela se sentirá mais confiante e a rotina ficará de fácil compreensão, evitando assim atrasos.

7 – Comece a colocar os pequenos na cama mais cedo, mesmo que fique conversando com os pais ou irmão ou mesmos lendo uma história. O corpo já está relaxando e o sono chegará com facilidade. Assim com o tempo a criança irá acostumar a dormir mais cedo.

A Psicóloga e Psicoterapeuta Comportamental e Cognitiva Tatiana Berta Otero lembra aos pais quecuidadores seguros = crianças seguras! De nada adianta esperar que a criança esteja calma se, antes do primeiro dia de aula, os responsáveis se mostrarem irritados, preocupados ou superprotetores. Desenvolvemos nosso padrão de comportamento (pensar, agir, sentir) num encantador processo, que inclui diferentes fatores trabalhando conjuntamente. Por meio de repetição de modelos e aquisição de instruções, vamos adquirindo as habilidades que nos diferenciam, facilitando ou dificultando nossa adaptação às diferentes circunstâncias da vida”.

E Marta Santos Oliveira – Psicóloga Infantil, Adultos, Casais e Psicopedagoga – completa que “se faz importante que os pais demonstrem confiança e credibilidade na        escola em que seus filhos estarão frequentando. Assim possibilitará a diminuição da ansiedade, confiança e aceitação que consequentemente viabilizará o processo de ensino e aprendizagem