Como a criança pode gostar mais de ler?

jul 6, 2021 | Sem categoria

Criar o gosto dos pequenos pela leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Estimular crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão importante de pais e educadores. De acordo com Kênia Cristina, coordenadora do Sistema Lamaxi de Ensino, gostar de ler é um hábito.
“O primeiro estímulo tem que vir da família. Se a criança tem acesso a livros, frequenta teatros, museus, presencia os pais lendo, já é um grande passo. Afinal, os pequenos seguem os exemplos dos pais”, explica.
Kênia ressalta que o tipo de leitura varia de acordo com a idade. “Crianças pequenas gostam de livros menores, coloridos e com muitas figuras, ou seja, é necessário trabalhar o lúdico, a imaginação. Diante disso, os pais podem investir em fantasias, fantoches, podem mudar o tom de voz quando estiverem contando uma história. Já para os maiores (de 3 a 5 anos), podem inserir os contos clássicos como os ‘Três Porquinhos’, ‘João e Maria’ e ‘Chapeuzinho Vermelho”, diz.

Rodízio de Livros no Sistema Lamaxi de Ensino

Além dos pais, as instituições de ensino possuem papel fundamental no incentivo à leitura. Diante disso, o Sistema Lamaxi de Ensino criou o rodízio de livros. Segundo Kênia, o objetivo é que as crianças consigam ter acesso a diversos exemplares, criem o gosto pelo livro e ampliem o vocabulário.
“Funciona da seguinte maneira, a criança leva o livro para casa toda quinta-feira e devolve na terça-feira. Além do livro, acompanha uma apostila que contém atividades para trabalhar a interpretação de textos, personagens, entre outros”, finaliza.

Dicas para ajudar a incentivar a leitura

  • Seja um exemplo para seu filho;
  • Leia para o seu filho;
  • Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região;
  • Crie um cantinho da leitura em casa. Tire um tempinho diariamente para ler uma história com o seu filho;
  • Dê livros de presente.