Como os pais podem ajudar a desenvolver autonomia dos filhos?

jul 6, 2021 | Sem categoria

Você dá autonomia para o seu filho (a) quando ele (a) vai desenvolver alguma atividade? O site ‘Revista Crescer’ publicou uma pesquisa que foi realizada na Universidade de Montreal com 78 mães e filhos e revelou que: quando os pais dão autonomia às crianças, há um impacto positivo na função executiva, um dos pilares do desenvolvimento cognitivo. Essa função engloba a memória de trabalho, raciocínio, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, além da capacidade de planejamento e execução de atividades.

Dulce Maria, coordenadora pedagógica do Sistema Lamaxi de Ensino, explica que incentivar a independência é diferente de deixar o filho(a) a tomar decisões sozinhos. “Os pais devem orientar os filhos, ensiná-los a pensar e refletir, incentivando a realização de tarefas e propondo novos desafios, sempre permitindo que ele supere seus limites e explore o ambiente”.

A coordenadora ressalta também que a cada conquista é importante elogiar, pois mexe com a autoestima da criança e ela fica mais confiante. Caso a criança não tenha obtido sucesso, ela explica que não deve criticar e sim expor como fazer de uma maneira mais assertiva.

Dicas que podem ajudar no dia a dia

* Deixar os filhos desde pequenos organizarem e guardarem os próprios brinquedos;

* Transmitir pequenos recados aos familiares;

* Organizar a mochila com os materiais do dia;

* Resolver pequenos conflitos com os colegas como pedindo desculpas;

* Pequenas ações do dia a dia como: molhar as plantinhas ou carregar a

sacola com alface depois da compra no sacolão.