Escola: lugar para fazer amigos e criar laços afetivos

jul 6, 2021 | Sem categoria

Você tem lembrança da professora que fez a diferença no seu período escolar? E aquela amizade? O ambiente escolar é um local de descobertas e realização de momentos recreativos que permitam além do aprendizado sistemático, a ampliação do grupo de amigos que muitas vezes o acompanha por toda a vida.

De acordo com Letícia de Araújo, professora do Sistema Lamaxi de Ensino, a afetividade dentro das relações escolares é um ganho tanto psicológico, cognitivo e social. “O educador tem um papel fundamental no quesito afeto. O afeto, indiscutivelmente, está entre as necessidades que precisamos suprir para a garantia do desenvolvimento e o enriquecimento da criança como um todo”, afirma.

Na matéria ‘O vínculo do afeto’, publicada no site Revista Educação, a doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, professora da Faculdade de Educação da USP e organizadora do livro Afetividade na escola – Alternativas teóricas e práticas (Summus Editorial), Valéria Amorim Arantes, a atenção para a relação com os alunos é uma chave preciosa, capaz de promover melhorias e transformações positivas e concretas.

Ela ressalta que é através de uma espécie de contrato afetivo que o aluno permite ao professor que este o ensine. “O docente é, ainda, uma figura de autoridade e uma referência importante na vida desta criança ou jovem”, aponta Valéria.

No Sistema Lamaxi de Ensino uma das premissas é o acolhimento, a relação saudável e de confiança entre alunos, pais e profissionais. “É importante estabelecermos uma relação de confiança e afetividade. Dessa forma, o processo de aprendizagem não se limita ao sistemático, mas na formação de um sujeito participante do seu processo de formação integral. Quando se conquista a confiança de uma criança e ela se sente parte da construção do seu conhecimento, os resultados são surpreendentes”, declara Dulce Maria, coordenadora pedagógica.