Vida escolar: a importância dos pais na educação escolar

jul 6, 2021 | Sem categoria

A participação dos pais na vida escolar dos filhos faz diferença? De acordo com as profissionais Dulce Maria e Kênia Cristina, coordenadoras do Sistema Lamaxi de Ensino, o envolvimento dos pais é fundamental. “A escola e a família devem trabalhar juntas e com os mesmos objetivos, que é fazer com que a criança se desenvolva em todos os aspectos e tenha sucesso na sua aprendizagem”, afirma Dulce Maria.

Já para Kênia Cristina, o incentivo e atenção da família na vida escolar do estudante faz toda a diferença no desenvolvimento. “A intervenção dos pais de uma forma cuidadosa e carinhosa, ajuda positivamente e influencia na autoestima”, afirma.

Uma pesquisa elaborada em 2014, pela Organização Não Organizacional (ONG) Todos Pela Educação, revelou os perfis de pais em relação à educação dos filhos. O objetivo do estudo foi dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola.

Com isso, foram verificados cinco perfis diferentes de pais e responsáveis: Comprometidos, Envolvidos, Intermediários, Vinculados e Distantes.

Comparando os perfis

Comprometidos (+ valorização | – vínculo): Grupo formado por responsáveis que apresentaram maior concentração de respostas que demonstram tanto atitudes relacionadas ao Vínculo quanto à Valorização.

Envolvidos (+ valorização | – vínculo): Diferenciam-se por ter mais respostas que demonstram atitudes relativas à Valorização do que Vínculo.

Vinculados (- valorização | + vínculo): Destacam-se por ter mais respostas que demonstram atitudes relativas à Vínculo do que Valorização.

Intermediários (+/- valorização e vínculo medianos): apresentam uma média de respostas em ambas as dimensões, ora mais voltadas a Valorização, ora mais para Vínculo.

Distantes (- valorização | – vínculo): Perfil que apresenta os menores percentuais de respostas que demonstram tanto Vínculo como Valorização.

Dicas das especialistas do Sistema Lamaxi de como os pais podem se envolver mais na educação dos filhos

  • ·         Estimular habilidades como resiliência, curiosidade e perseverança;
  • · Olhar a agenda dos filhos diariamente, pois lá constam informações importantes; responder as circulares enviadas pela escola;
  • ·         Quando for conversar com o filho, ficar na mesma altura que ele (a). Ou seja, olho no olho;
  • ·         Colocar a educação escolar no dia a dia. Converse sobre o que a criança aprendeu naquele dia, se teve alguma dificuldade;
  • ·         Valorizar o conhecimento e a aprendizagem;

·         Envolva-se em outras atividades como ler um livro, ver um filme, praticar algum esporte.